Claranã FM "A Rádio Que é Tudo de Bom" OUÇA AOVIVO

Baixe o Flash Player para ver este player.

Bolsa Família e cisternas têm garantido cidadania


Bolsa Família e cisternas têm garantido cidadania aos afligidos pela estiagem, diz especialista

Segunda-feira 18 de Junho de 2012

Para representante da sociedade civil, país precisa aprender a conviver com o Semiárido e suas especificidades
Os programas sociais têm permitido que os brasileiros afligidos pela seca no Semiárido a enfrentem com cidadania. A afirmação foi feita por Naidison Baptista, coordenador da organização não governamental Articulação do Semi-Árido (Asa Brasil), na tarde desta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro.

A Região Nordeste enfrenta em 2012 a pior seca dos últimos 30 anos. “O Bolsa Família e o programa de construção de cisternas garantem alimentação às famílias e evitam que elas se dirijam às filas de distribuição de alimentos”, disse Baptista, durante o painel “Água: cidadania para comer e beber”, na Arena Socioambiental, evento paralelo à Rio+20.
Público teve participação expressiva no debate

O coordenador da Asa Brasil destacou ainda que essas políticas devem ser prioritárias no governo. Segundo ele, desde 2003, mais de 400 mil cisternas foram construídas, beneficiando 2 milhões de famílias. As cisternas são tanques de armazenamento de água da chuva com capacidade de 16 mil litros para o consumo humano. “A seca não se combate, a gente tem que aprender a conviver com essa dimensão da natureza”, salientou.

O engenheiro agrônomo da ActionAid Internacional, Celso Marcatto, anunciou que a organização tem interesse em levar a tecnologia social das cisternas aos países em que atua. “Estamos presentes em mais de 50 nações. Sabemos que água é poder. E ela não pode ficar concentrada nas mãos de poucas pessoas”. 
Marcelo Crivella: O destino do Brasil é ser um
dos maiores produtores de pescado do mundo

Também participante do painel, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, destacou que o país produz 1 milhão de toneladas de pescado por ano. “O destino do Brasil é ser um dos maiores produtores do mundo”. Para ele, o pescado pode contribuir com o Plano Brasil Sem Miséria para superar a extrema pobreza. 

Publicado por Reginaldo Torres às 23:25h

Novo Comentário

 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !