Claranã FM "A Rádio Que é Tudo de Bom" OUÇA AOVIVO

Baixe o Flash Player para ver este player.

Pela primeira vez depois dos ataques ao 11 de Setembro de 2001 o Presidente dos Estados Unidos faz aliança com o afegão...


Obama assina acordo de aliança estratégica com Afeganistão
01/05
Terça-feira


É verdade pela primeira vez o presidente dos Estados Unidos Parack Obama, na sua presidência juntamente com seu líder e colega, afegão, Hamid Karzai , assinaram nesta Terça-feira na cidade de Cabul, onde o líder americano chegou em visita surpresa, a um acordo de aliança e estratégica , veja a matéria e destaque do  acordo entre os mesmos.   
É bom lembrar que o Presidente foi um dos maiores caçadores ao terrorista da Guerra do Afeganistão, terrorismo, Barack Obama, OTAN, como diz o velho ditado, mais vale o bem próximo do que o mal! Concorda. Veja a matéria em sua integra.
Em breves declarações durante a cerimônia de assinatura no palácio presidencial na capital afegã, o presidente americano declarou que com o acordo "estamos comprometidos a substituir a guerra pela paz".
O acordo estabelece o novo marco de cooperação entre os dois países uma vez que se complete a retirada das tropas da Otan em 2014 e terá uma vigência de dez anos.
O pacto abrange tanto as áreas de comércio e economia como de segurança e governança.
Entre outras coisas, abre a porta para que os EUA mantenham uma presença militar no país asiático para treinar as forças afegãs - algo que quis fazer e não pôde no Iraque - e continue suas operações contra a rede terrorista Al-Qaeda.
"Com a assinatura deste acordo estratégico, esperamos com antecipação um futuro de paz. Hoje concordamos em ser sócios em longo prazo", declarou o presidente americano.
A visita de Obama culminará com um discurso transmitido ao vivo à população americana desde a base militar de Bagram, nos arredores de Cabul, às 19h30 de Washington (20h30 de Brasília).
O líder partiu de Washington no mais absoluto segredo e aterrissou em Bagram, onde foi recebido, entre outros, pelo embaixador dos EUA no Afeganistão, Ryan Crocker, e pelo vice-comandante das forças americanas nesse país, o tenente-general Mike Scaparotti.
Dali, Obama se deslocou em helicóptero ao palácio presidencial de Karzai.
A visita do presidente ao Afeganistão, a terceira de seu mandato, aconteceu no primeiro aniversário da morte do líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, em uma operação de comandos americanos na residência deste em Abbottabad, no Paquistão.
Segundo indicaram altos funcionários americanos que falaram sob a condição do anonimato, o momento da viagem dependeu das negociações sobre o acordo de aliança estratégica e o desejo de ambos presidentes de assiná-lo antes da Cúpula da Otan que será realizada este mês em Chicago.

Publicado por Reginaldo Torres às 19:48h

Novo Comentário

 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !