Claranã FM "A Rádio Que é Tudo de Bom" OUÇA AOVIVO

Baixe o Flash Player para ver este player.

começam hoje a frequência escolar


Frequência escolar de 18 milhões de beneficiários deve ser registrada até 29 de agosto
01 de Agosto de 2012
O Sistema Presença do Ministério da Educação abre nesta quarta-feira (1º) para registro das informações sobre a frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família. São 18,1 milhões de crianças e adolescentes que precisam ter a presença às aulas, no bimestre de junho e julho, informada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Esse é o maior público desde que a contrapartida começou a ser monitorada, em 2005.

Os técnicos municipais de educação têm até 29 de agosto para inserir os dados no sistema. O aumento do total de beneficiários na faixa etária dos 6 aos 17 anos ocorreu devido à expansão do programa, afirma o coordenador de Condicionalidades do MDS, Marcos Maia. Foram 13,5 milhões de famílias atendidas em julho.

Os 18,1 milhões de crianças e adolescentes envolvem também 481 mil alunos beneficiários com identificação incorreta da escola no
 Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O MDS e o Ministério da Educação adotaram várias estratégias desde abril para que as prefeituras corrijam essa pendência, que atualmente bloqueia os recursos de 370,8 mil famílias. Para chegar à população mais vulnerável, é preciso articular a gestão local do Bolsa Família, a assistência social e a equipe de educação.

Resultados –
 O monitoramento escolar mais recente, referente ao bimestre de abril e maio, chegou a 86,3% do total de 17,8 milhões de crianças e adolescentes inscritos no programa. Do total acompanhado, 95% ou 14,7 milhões de alunos cumpriram a frequência mínima exigida de 85% das aulas (alunos dos 6 aos 15 anos) ou acima de 75% (alunos de 16 e 17 anos).

A relevância do programa de transferência de renda do governo federal, especialmente na área de educação, foi apontada pela segunda rodada da avaliação de impacto do Bolsa Família: as crianças das famílias beneficiárias apresentam melhores taxas de matrícula escolar e progridem no sistema educacional.
 

O programa aumentou a taxa de matrícula em 4,4 pontos percentuais na comparação entre os dois públicos (beneficiários e não beneficiários). Além de permanecer mais na escola, os beneficiários apresentam progressão escolar 6 pontos percentuais maior, mostrou o levantamento feito pelo consórcio formado pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Política Alimentares (Ifpri), sediado nos Estados Unidos, e pelo instituto Datamétrica. Eles analisaram dados de 11,4 mil domicílios entre setembro e novembro de 2009.


Foto: Divulgação 

Fonte: MDS
Publicado por Reginaldo Torres às 18:04h

Novo Comentário

 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !