Claranã FM "A Rádio Que é Tudo de Bom" OUÇA AOVIVO

Baixe o Flash Player para ver este player.

Investimento em assistência social multiplica 13 vezes em 16 anos


Investimento em assistência social multiplica 13 vezes em 16 anos
04 de Setembro de 2012
Isso é o que destaca estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ipea. Instituto avaliou período de 1995-2010
 Os investimentos do governo federal na área de assistência social cresceram de um patamar inferior a 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1995 para 1,07% em 2010, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A trajetória dos gastos na área multiplicou 13 vezes nos 16 anos avaliados pelo instituto.

A nota técnica Gasto Social Federal: uma análise da prioridade macroeconômica no período 1995-2010 aponta a área como a que obteve maior crescimento relativo no volume de recursos, causado especialmente pela expansão das políticas de transferência de renda, a implantação do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e a criação e expansão do Programa Bolsa Família.

“A partir de 1995, a assistência social entra na agenda do Estado, principalmente depois de 2003, onde ela quase triplica o seu valor. Ela cresce quase um ponto percentual do PIB nesse período”, disse o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão. “É o maior crescimento da política social brasileira.”

De acordo com a pesquisa, o Gasto Social Federal (GSF) passou de R$ 234 bilhões em 1995 para R$ 638,5 bilhões em 2010, um crescimento real de 172% em 16 anos. “Isso se deve à recuperação do salário mínimo e à ampliação dos gastos com educação e infraestrutura social, especialmente na área de saneamento e habitação”, enfatizou o diretor.

A pesquisa
disponível no site do Ipea, mostra a trajetória do Gasto Social Federal desagregada área a área (Previdência Social, benefícios a servidores, saúde, assistência social, educação, e emprego e defesa do trabalhador).

Fonte: Ascom/MDS
Publicado por Reginaldo torres ás 19:56h

Novo Comentário

 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !