Claranã FM "A Rádio Que é Tudo de Bom" OUÇA AOVIVO

Baixe o Flash Player para ver este player.

Censo Suas 2012: prazo para preenchimento das informações começa na segunda (24)

18 de Setembro de 2012

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa na próxima segunda-feira (24) a fazer a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O levantamento é realizado anualmente, desde 2007, e faz um retrato detalhado sobre a estrutura e os serviços prestados nos equipamentos de assistência social de todo o país, o que contribui para a qualificação do planejamento, acompanhamento e avaliação do Suas.

Neste ano, o censo terá, pela primeira vez, questionários sobre as unidades de acolhimento, tanto da rede pública como da rede não governamental. Essas unidades são responsáveis por abrigar crianças, adolescentes, mulheres ou idosos vítimas de violência, abandono ou negligência, bem como pessoas cujos vínculos familiares tenham sido rompidos e que se encontram em situação de rua. Além da estrutura física, dos recursos humanos e das atividades desenvolvidas pelas unidades, também serão mapeados a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas.

“A cada ano, o Censo Suas procura aumentar a abrangência e aprimorar os questionários para ter uma informação qualificada e precisa sobre a assistência social. É como um retrato que evolui com o tempo e melhora continuadamente”, avalia o coordenador-geral de Serviços de Vigilância Social do MDS, Luís Otávio Farias.

Na primeira etapa da coleta de dados, os gestores municipais e estaduais deverão preencher os questionários sobre as unidades de acolhimento, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua (Centros POP). Depois, de forma escalonada, será aberta a coleta de informações sobre Centros de Referência de Assistência Social (Cras), gestão estadual e municipal do Suas e conselhos estaduais e municipais de assistência social.
Calendário Censo Suas 2012
Questionários
Período
Creas / Centro POP / Unidades de Acolhimento
De 24/09 a 14/11
Cras / Gestão Estadual
De 08/10 a 30/11
Gestão Municipal / Conselhos Municipais / Conselhos Estaduais
De 22/10 a 30/11
Verificação e retificação de dados pelos estados e municípios
De 03/12 a 14/12

Senhas – Para preencher os questionários eletrônicos, o responsável deve ter a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas com perfil “cadsuas.município” ou “cadsuas.estado”. Luís Otávio Farias alerta aos gestores municipais e estaduais que verifiquem se as senhas e perfis estão atualizados e em funcionamento. Caso identifiquem algum problema na senha, podem entrar em contato com o MDS pelo telefone 0800-707-2003. 

O coordenador-geral recomenda ainda que, desde já, os gestores atualizem no Cadastro Nacional do Suas (CadSuas) todos os dados referentes aos trabalhadores dos Cras, dos Creas e dos Centros POP, assim como dos conselheiros de Assistência Social, pois essas informações serão importadas automaticamente no momento de preenchimento dos respectivos questionários. “É necessário realizar o cadastro dos novos trabalhadores e conselheiros e desvincular os antigos. Então, quanto antes o gestor atualizar o CadSuas, mais ágil será o preenchimento dos questionários.” 

Os questionários poderão ser visualizados, impressos e preenchidos eletronicamente no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas
. 


Fonte: MDS
Publicado por Reginaldo Torres às 18:20h

Conjunto CFESS-CRESS define agenda para 2013

41º Encontro Nacional terminou neste domingo, dia 9

18 de Setembro de 2012

Mesa convocou a categoria para o 14º CBAS (foto: Rafael Werkema)

Com uma séria de deliberações e propostas aprovadas para a agenda de atividades do Conjunto CFESS-CRESS no próximo ano, terminou neste domingo (9) o 41º Encontro Nacional, realizado em Palmas (TO). A primeira mesa formada deu os informes sobre o 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ocorrerá em 2013, em Águas de Lindóia (SP). (Leia a nota de convocação)

Na mesa de encerramento, a presidente do CRESS-TO, Rosinalva da Silva Alves, registrou a importância de o CRESS mais novo ter sediado um evento tão importante para a categoria de assistentes sociais. “Embora sejamos um estado novo, as graves violações de direitos da população já são claramente frequentes. Por isso, ter aqui as discussões que definiram os rumos desse Conjunto foi um marco de nosso regional e de nossa gestão”, afirmou a conselheira. 

Para o conselheiro do CFESS, Maurilio Matos, o 41º Encontro Nacional foi, sem dúvida, um passo adiante na materialização do Projeto Ético-político profissional. “Antecedidos pelo Seminário de Direitos Humanos, pudemos fortalecer nosso posicionamento crítico frente à barbárie capitalista e reafirmar a força da categoria”, enfatizou o conselheiro. 

Maurilio Matos também destacou alguns dos avanços conquistados, dentre as deliberações aprovadas no evento, que é o fórum máximo de deliberação do Serviço Social brasileiro. “Lançamos o cartaz em defesa do estágio supervisionado em Serviço Social, apresentamos o cartaz da Campanha pela realização de concurso público, a brochura ampliada ‘Atribuições privativas do/a assistente social em questão’; aprovamos posicionamento contrário ao Plano Brasil sem Crack. Muitos são os desafios pela frente, porém em tempos de luta e resistência, estamos firmes, fortes, atentos e articulados entre nós”, completou. 

Plenárias definem agenda de atividades
O último dia do 41º Encontro Nacional foi também de apresentação das propostas aprovadas nos eixos temáticos (Formação Profissional/Relações Internacionais, Administrativo-financeiro, Seguridade Social, Ética e Direitos Humanos, Fiscalização Profissional e Comunicação) e das moções elaboradas pelos/as participantes.

Mesa fez a leitura das deliberações (foto: Diogo Adjuto)

Além dos destaques mencionados pelo conselheiro Maurilio Matos, está a aprovação das Diretrizes para a Gestão do Trabalho no Conjunto CFESS-CRESS, em que se definiu, dentre outras ações, a implementação da jornada de trabalho semanal de 30h sem redução salarial para os/as trabalhadores/as do Conjunto, a ser efetivada em um prazo de até dois anos. 

Outro ponto importante foi a finalização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. Também foi deliberado o tema das comemorações para o dia do/a assistente social 2013, que será “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”. 

Em relação aos grupos de trabalho (GTs), foi aprovado o fim do GT Serviço Social na Educação, que concluiu seus trabalhos com a realização do Seminário Nacional Serviço Social na Educação (realizado em Maceió/AL em março) e a finalização do documento “Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação”. Além disso, aprovou-se a criação do GT Questão Urbana, para debater e construir estratégias sobre as violações de direitos nos centros urbanos. 

No eixo da Comunicação, ficou decidido o tema “Redes sociais, linguagem e política” para o 3º Seminário Nacional de Comunicação, que antecederá o próximo Encontro Nacional, a ser realizado em Recife (PE) no ano que vem. Ainda no eixo, o Conjunto deliberou pela utilização de linguagem não sexista, incorporando a linguagem de gênero, como uma ação pedagógica e critica à gramatica machista e heteronormativa. 

Delegados/as votam durante a plenária final (foto: Rafael Werkema)

Para fortalecer as estratégias de acessibilidade na veiculação de publicações, informações e eventos do Conjunto CFESS-CRESS, serão disponibilizados o Código de Ética do/a assistente social e a lei de regulamentação da profissão (8.662/93) em áudio e em língua brasileira de sinais (LIBRAS), assim como é feito com os eventos realizados para a categoria. 

O relatório e as moções do 41º Encontro Nacional serão divulgados no site do CFESS em breve. 

Leia também:



Fonte:CFESS
Publicado por Reginaldo Torres às 18:10h

Bola da Copa do Mundo de 2014 já tem nome: Brazuca


Bola da Copa do Mundo de 2014 já tem nome: Brazuca

04 de Setembro de 2012

A bola da Copa do Mundo de 2014 já tem nome: Brazuca. A FIFA, o Comitê Organizador Local (COL) e a Adidas, um dos patrocinadores oficiais do Mundial, revelaram no último domingo (2) o resultado da votação para a escolha do nome da bola. Mais de um milhão de pessoas participou da enquete, que durou três semanas, e 77,8% decidiram pelo termo Brazuca. As outras opções eram Bossa Nova, que ficou com 14,6% dos votos, e Carnavalesca, preferida de 7,6% dos internautas. 

A empresa de material esportivo inspirou-se em elementos da cultura brasileira para desenvolver a lista de nomes. Segundo descrição no site da FIFA, o termo Brazuca é informal e utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, afirmou estar feliz com a participação dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento."Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo da FIFA, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México."
Publicado por Reginaldo Torres ás 20:41h

ONU alerta para risco de crise alimentar


ONU alerta para risco de crise alimentar mundial se preços não baixarem
04 de Setembro de 2012
O mundo pode viver uma crise alimentar global, como as de 2007 e 2008, caso os governos não adotem medidas urgentes para reverter a alta dos preços. O alerta foi publicado hoje (4) por três agências da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Roma.
A crise é motivada pela quebra de safra das principais regiões produtoras do mundo, o que tem pressionado os preços no mercado mundial. “Somos vulneráveis porque, mesmo em um bom ano, a produção mundial de cereais é apenas o suficiente para atender a crescente demanda por alimentos, ração e combustível. Em um mundo onde há 80 milhões a mais de bocas para alimentar a cada ano,  nós estamos em perigo, já que apenas um punhado de países são grandes produtores de alimentos básicos”, destacou o comunicado conjunto assinado por representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Programa Alimentar Mundial (PAM).
Os produtores de milho, trigo e soja de várias regiões do mundo têm registrado prejuízos históricos em função da forte seca. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde o cultivo de milho já apresentou saldos decrescentes no ano passado, os agricultores estimam perdas em torno de 20% a 30% com a estiagem deste ano. Os prejuízos podem ultrapassar a marca das 130 milhões de toneladas, se somadas as lavouras de soja e milho.
As lideranças das três agências da ONU defendem uma ação internacional conjunta para reverter o cenário. “Há duas questões interligadas que devem ser abordadas: a questão imediata dos altos preços de alguns alimentos, que podem afetar significativamente os países dependentes da importação de alimentos e as pessoas mais pobres, e o problema a longo prazo de como produzir, comercializar e consumir alimentos em um momento de crescimento da população, da demanda e de mudanças climáticas.”
Os dirigentes da FAO, Fida e PAM destacaram que o impacto da alta dos alimentos recai de formas diversas sobre diferentes economias e apontaram estratégias de solução, como o maior investimento no segmento de pequenos produtores de alimentos para que possam aumentar a produtividade, acesso aos mercados e reduzir a exposição ao risco.  
“Adotamos uma abordagem de duas vias que apoia investimentos de longo prazo na agricultura, principalmente dos pequenos produtores, assegurando que as redes de segurança [alimentar] estão no local para ajudar os consumidores e produtores de alimentos pobres e evitar a fome, perda de bens e a armadilha da pobreza no curto prazo”, destacam.
Apesar da referência à crise de 2007, quando os níveis de produção e estoque baixaram drasticamente levando vários países a restringirem o consumo e adotarem políticas de subsídio e estímulo à exportação para solucionar o problema, os organismos das Nações Unidas reconhecem que o mundo está mais preparado do que há cinco anos.
A instituição do Grupo de Trabalho sobre Segurança Alimentar Alto Nível Mundial e de Informação de Mercado Agrícola Sistema G20 (Amis, na sigla em inglês), foram apontados como exemplos desse avanço.
Apesar do tom de alerta, as agências da ONU acrescentaram que, neste cenário, “as coisas que devem ser evitadas são tão importantes quanto aquelas que devem ser adotadas”. O comunicado ressalta que os países devem evitar compras motivadas pelo pânico e se abster de impor restrições à exportação que, embora temporariamente ajude alguns consumidores no mercado interno, são geralmente ineficazes. Da Agência Brasil

Publicado por Reginaldo Torres ás 20:16h

Investimento em assistência social multiplica 13 vezes em 16 anos


Investimento em assistência social multiplica 13 vezes em 16 anos
04 de Setembro de 2012
Isso é o que destaca estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ipea. Instituto avaliou período de 1995-2010
 Os investimentos do governo federal na área de assistência social cresceram de um patamar inferior a 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1995 para 1,07% em 2010, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A trajetória dos gastos na área multiplicou 13 vezes nos 16 anos avaliados pelo instituto.

A nota técnica Gasto Social Federal: uma análise da prioridade macroeconômica no período 1995-2010 aponta a área como a que obteve maior crescimento relativo no volume de recursos, causado especialmente pela expansão das políticas de transferência de renda, a implantação do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e a criação e expansão do Programa Bolsa Família.

“A partir de 1995, a assistência social entra na agenda do Estado, principalmente depois de 2003, onde ela quase triplica o seu valor. Ela cresce quase um ponto percentual do PIB nesse período”, disse o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão. “É o maior crescimento da política social brasileira.”

De acordo com a pesquisa, o Gasto Social Federal (GSF) passou de R$ 234 bilhões em 1995 para R$ 638,5 bilhões em 2010, um crescimento real de 172% em 16 anos. “Isso se deve à recuperação do salário mínimo e à ampliação dos gastos com educação e infraestrutura social, especialmente na área de saneamento e habitação”, enfatizou o diretor.

A pesquisa
disponível no site do Ipea, mostra a trajetória do Gasto Social Federal desagregada área a área (Previdência Social, benefícios a servidores, saúde, assistência social, educação, e emprego e defesa do trabalhador).

Fonte: Ascom/MDS
Publicado por Reginaldo torres ás 19:56h

estiagem


Mendes Ribeiro garante que milho chegará a áreas afetadas pela estiagem
04 de Setembro de 2012
 ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, reconheceu hoje (4) que há problemas no transporte do milho para as regiões Norte e Sul, que sofrem com a seca este ano, mas garantiu que o governo federal está adotando medidas para fazer com que o grão seja deslocado para as áreas afetadas.
“O milho chega, não na velocidade que tinha que chegar, até porque não existe transporte para isso. Estamos com uma ação com os governos estaduais, tentando fazer com que o problema deixe de existir o mais rápido possível”, declarou, após reunião na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo.
Mendes Ribeiro informou que está em diálogo com a diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para chegar a uma solução e que o órgão está recorrendo, inclusive, ao Exército para fazer o transporte. “Não há como convencer o proprietário do caminhão [a fazer o deslocamento]. O caminhoneiro não quer vir com o milho e voltar vazio. É uma dificuldade de estrutura que não dá para fugir”, disse.
O ministro assegurou também que não haverá problemas com o abastecimento de soja este ano. “Não vai faltar soja. Conversei com o setor, que me garantiu que não vai faltar soja. Estou acompanhando isso. Já o preço é uma questão de mercado e nós não temos como medir isso”, disse.
Mendes Ribeiro acredita que não há risco de uma nova crise alimentar no mundo nos moldes da que ocorreu em 2007 e 2008. “Não percebemos nenhum sinal disso. Pelo contrário, nós devemos ter uma safra histórica este ano e devemos ter algo no mesmo sentido, no ano seguinte.” Como forma de evitar crises de abastecimento no país, ele destacou a criação de políticas regionalizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Queremos que o déficit de milho, que sempre existe no Sul e no Nordeste já possa ser evitado na próxima safra, com um trabalho elaborado durante o ano. Temos o levantamento de toda a nossa capacidade de armazenamento e buscamos parcerias com a iniciativa privada para suprir essa necessidade. Essa identificação está sendo feita e essa é uma das ações no nível regional por parte do ministério”, explicou. Da Agência Brasil
Publicado por Reginaldo Torres ás 19:42h


 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !